“Gira Maria Gira” – Exposição de Ana Jacinto Nunes

Quando:
6 Abril, 2023_20 Junho, 2023 todo o dia
2023-04-06T00:00:00+01:00
2023-06-21T00:00:00+01:00
Onde:
Rua Conégo Joaquim Gaiolas
Contacto:
Museu de Olaria
253 824 741
"Gira Maria Gira" - Exposição de Ana Jacinto Nunes @ Rua Conégo Joaquim Gaiolas

Nota biográfica sobre a autora da exposição Ana Jacinto Nunes nasceu em Lisboa em 1973, numa família de médicos e artistas.
Emmérico Nunes, Mário Eloy e Tom (Tomás de Melo), entre vários outros, passavam pelas várias casas, a que uma criança de pais separados é sujeita. Havia nelas esculturas e quadros, maquetes de animação feitas pelo avô da artista, fotografias de Mário Novais e uma biblioteca. Não havia muitos brinquedos, mas sim uma mufla onde começou aos 4 anos a fazer bonecos de barro com o pai, além de viagens a uma biblioteca estrangeira com a avó holandesa, onde tinha acesso a livros infantis ingleses, com ilustrações magníficas. Os primeiros anos de escolaridade foram numa escola inglesa.
Aos 18 ingressa no IADE, onde percebe que o que gosta é das aulas de desenho de modelo e aprende desenho com o escultor Quintino, na Sociedade Nacional das Belas Artes, bem como pintura com o professor Paiva Raposo, com quem também estuda e trabalha em gravura.
Vai para Macau de férias ajudar o pai a fazer a mudança de volta a Portugal e é convidada a fazer um projecto de pintura de mural, num hotel da China. Fica lá a viver um ano com as sobras da casa do Pai, um colchão e um frigorífico verde. Sem televisão e muito isolada, rapidamente a biblioteca a deixa trazer mais livros do que o permitido aos fins de semana. Lê apaixonadamente Marguerite Duras.
Volta para Portugal com um cão no porão e vai viver para o Porto, de onde volta para Lisboa um ano depois: chega-lhe de isolamento social. Aprende azulejaria na Fortuna Arte e Ofícios. Ingressa na escola Ar.Co. Um ano depois expõe na GIEFARTE. Começa a estudar cinema de animação no CITEN, primeiro num curso bissemanal e mais tarde num curso profissionalizante com Zepe (José Pedro Cavalheiro).
Entre várias exposições, casa e tem filhos. Vai viver para os Estados Unidos em 2010, onde se inscreve na Universidade de Indiana, estudando exclusivamente Gravura. Expõe no IVY Tech de Bloomington. Regressa em 2011 e monta um atelier de gravura próprio. Faz residências no Canadá (BANNF), Estados Unidos (Vermont Studio Center) e Veneza (Scuola Grafica di Venezia). Vai viver para Heidelberg na Alemanha; onde expõe.
É convidada em 2016 a voltar pela terceira vez a expor em Macau, onde se apaixona, passando a viver desde então, com o escritor Carlos Morais José, entre Portugal e Macau. Torna-se ilustradora semanal de textos de Gonçalo M. Tavares para o jornal Hoje Macau, com quem trabalha até hoje.