O Galo de Barcelos[:]

Museu de olaria
[:pt]O Galo de Barcelos[:] @ Museu de Olaria

Galo
A representação de animais produzida a partir da argila é secular, se não milenar… As formas e as cores foram variando. A colocação de acessórios revelou-lhe distintas funções: o assobio transformou-a em brinquedo, os orifícios em paliteiro.
É comum confundir-se o galo de barro com o da Lenda do Galo! A lenda é uma história contada em vários locais, usualmente associados ao caminho de peregrinação a Santiago de Compostela. O de barro é uma das figuras mais produzidas no concelho de Barcelos, como o atestou Rocha Peixoto, nos finais do século XIX, provavelmente fruto da simbologia que lhe está associada, enquanto anunciante do nascer do sol, da luz, de um novo dia… Terá sido por isso que António Ferro o usou, durante o Estado Novo, como símbolo de Portugal, ícone do artesanato… Propaganda, portanto!
A configuração que hoje é reconhecida terá surgido por volta de 1955, num cartaz promocional das Festas das Cruzes da autoria do pintor Manuel Gonçalves Torres. O fundo preto e os corações vermelhos generalizaram-se!
A atividade turística internacionalizou-o, os barcelenses enraizaram-no!