Olaria de Portugal

A arte de produzir louça com barro para além de ancestral, é indiscutivelmente fruto da necessidade humana. O uso de recipientes para conservar, cozinhar, servir, ornamentar, para a promoção de rituais ou satisfação de crenças, calcorreia séculos.
A exposição Olarias de Portugal convida-o a percorrer mais de cem anos de produção de louça e figurado portugueses. Desde o processo de extração do barro, à preparação da pasta para ser trabalhada pelo oleiro, passando pelas características únicas de cada centro produtor.
O caminho começa em Barcelos, seguindo neste piso até aos distritos de Vila Real e Bragança. Suba as escadas e encontrará os distritos da Guarda, Castelo Branco, Viseu, Coimbra, Aveiro, Portalegre, Lisboa e Leiria. Desfrute da envolvente do Alentejo e continue pelo Algarve até aos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
No terceiro piso, a antiguidade e criatividade do Figurado de Barcelos anunciam várias mudanças.
Ao descer encontrará a louça decorativa produzida neste concelho, desde os finais do século XIX e a história da história deste museu. Termine apreciando algumas das obras contemporâneas. Propostas alternativas, para que o barro nunca deixe o quotidiano da vida humana.